A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que as vendas da Black Friday de 2025 alcançarão um volume recorde de R$ 5,4 bilhões, o maior já registrado desde o início da série histórica em 2010. Essa estimativa indica um crescimento de 2,4% em relação ao volume de vendas da mesma data em 2024.
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Fatores que Impulsionam as Vendas
Apesar das incertezas econômicas, como o endividamento das famílias e o cenário externo, a CNC acredita que o aumento nas vendas da Black Friday será impulsionado por fatores como um câmbio mais favorável e o baixo nível de desemprego no Brasil.
Dados sobre Câmbio e Desemprego
Nos últimos 12 meses, a taxa média de câmbio em relação ao dólar diminuiu 8,3%. A cotação atual favorece o real, um cenário diferente de novembro de 2024, quando o dólar estava na casa dos R$ 5,80. Além disso, o IBGE registrou um menor nível de desemprego, contribuindo para o aumento da atividade do varejo.
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Segmentos de Produtos com Maior Potencial de Desconto
A CNC identificou que 70% das categorias de produtos têm potencial para redução de preços na Black Friday de 2025. Os segmentos com maior potencial de desconto incluem papelaria (-10,14% nos últimos 40 dias), livros (-9,02%), joias e bijuterias (-9,01%), perfumaria (-8,20%), utilidades domésticas (-8,18%) e higiene pessoal (-8,11%).
Distribuição das Vendas por Segmento
A distribuição das vendas da Black Friday de 2025 deve ser concentrada em hipermercados e supermercados (R$ 1,32 bilhão), eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,24 bilhão) e móveis e eletrodomésticos (R$ 1,15 bilhão). Outros segmentos com destaque serão vestuário e acessórios (R$ 0,95 bilhão) e farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 0,38 bilhão).
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Considerações Finais
A Black Friday é uma data importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. A CNC realizou um levantamento diário de preços de 150 itens, abrangendo 30 linhas de produtos, nos últimos 40 dias para avaliar o potencial de descontos efetivos durante a campanha.
