No início da Black Friday de 2025, o comércio eletrônico brasileiro alcançou um faturamento de R$ 1,69 bilhão. Esse valor representa um aumento de 24,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram fornecidos pela plataforma Hora a Hora, da Confi Neotrust.
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Desempenho da Véspera
O desempenho da véspera da Black Friday, em 27 de novembro, apresentou um crescimento ainda maior, com um aumento de 34,1% em relação ao dia anterior. O volume de pedidos também aumentou significativamente.
Número de Pedidos e Tíquete Médio
Até às 11h59 de sexta-feira, 28 de novembro, foram finalizados 3,27 milhões de pedidos. Esse número é 44% superior aos 2,24 milhões registrados na primeira metade da Black Friday de 2024.
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O tíquete médio, no entanto, diminuiu 17,87%, passando de R$ 609,38 para R$ 518,38. Essa redução já era observada desde o início da semana, indicando uma preferência por compras de menor valor.
Categorias de Produtos Mais Vendidos
As categorias que lideraram o faturamento até o momento foram smartphones (R$ 179,3 milhões), TVs (R$ 166,2 milhões) e geladeiras e refrigeradores (R$ 125 milhões).
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Antecipação de Compras
O aumento no faturamento das primeiras horas da Black Friday ocorreu em um período já aquecido para o varejo online. Entre 1º e 21 de novembro, houve um crescimento de 44,5% no número de pedidos, chegando a 94,9 milhões, e uma redução de 8,6% no tíquete médio, para R$ 306,20.
Desempenho de Grandes Varejistas
Dados da Confi Neotrust indicam que, em 26 a 30 de novembro, o faturamento total da Black Friday deve atingir R$ 11 bilhões, com um crescimento de 17%. As categorias de saúde, esporte e lazer, automotivo e beleza e perfumaria apresentam maior potencial de expansão.
Léo Homrich Bicalho, head de negócios da Confi Neotrust, ressalta que, apesar da antecipação de compras ao longo de novembro, a sexta-feira continua sendo um momento crucial para o consumidor. O tíquete médio observado nesta data é 65% superior à média do acumulado do mês até o dia anterior (R$ 313,98).
