Proposta de Imposto sobre Grandes Fortunas é Lançada na Califórnia
Na quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, foi oficialmente apresentada uma proposta de imposto sobre grandes fortunas no estado da Califórnia. A iniciativa visa taxar o patrimônio líquido de indivíduos residentes com um patrimônio superior a US$ 1 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio foi feito no Wiltern Theater em Los Angeles.
O objetivo principal da medida é arrecadar bilhões de dólares para compensar cortes financiamento da saúde realizados pelo governo federal em 2025. A proposta prevê que 90% da receita gerada seja destinada ao setor médico, enquanto os 10% restantes seriam destinados a programas de assistência alimentar e educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que a proposta seja levada à votação em novembro de 2026, o sindicato responsável pela sua criação, o Poder360, precisa coletar cerca de 875 mil assinaturas, exigidas por lei. O sindicato tem um histórico de utilizar medidas tributárias como ferramenta de pressão em negociações com autoridades estaduais.
O senador independente de Vermont, Bernie Sanders, foi o único político eleito a participar do evento de lançamento. Em sua fala, Sanders defendeu a taxa como uma forma de os bilionários contribuírem com sua “parte justa” para a sociedade. Ele mencionou nomes de bilionários com vínculos na Califórnia, como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Larry Ellison e Sergey Brin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Já diversos grupos se opõem à medida. Democratas que concorrem à vaga de governador da Califórnia, além de grupos empresariais como a California Business Roundtable e executivos de tecnologia, argumentam que o imposto pode prejudicar a economia e elevar o custo de vida.
O apoio à medida ainda é dividido no campo sindical. Enquanto os Teamsters a apoiam, outros sindicatos influentes, como a Associação de Professores da Califórnia, preferem outras opções tributárias.
