Presidente Biden assina lei que encerra paralisação do governo nos EUA. Acordo histórico reabre setor aéreo e garante pagamentos a servidores.
O presidente dos Estados Unidos, (Partido Republicano), assinou na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, um projeto de lei que encerra a mais longa paralisação do governo na história do país. O pacote de medidas restabelece o tráfego aéreo, retoma o pagamento de salários de servidores federais e garante o financiamento de programas de assistência alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assinatura do presidente ocorreu poucas horas após a Câmara dos Representantes dos EUA, controlada pelos republicanos, aprovar o projeto. O resultado foi de 222 votos a favor e 209 contra. Apenas dois republicanos votaram contra: um de Kentucky e outro de Flórida.
Seis democratas também votaram a favor do projeto. O acordo estende o financiamento do governo federal até 30 de janeiro e adiciona cerca de US$ 1,8 trilhão por ano à dívida total de US$ 38 trilhões.
Adicionalmente, o projeto financia o Programa de Assistência Nutricional Suplementar até 30 de setembro de 2026, evitando possíveis interrupções no fornecimento de benefícios alimentares a milhões de norte-americanos. A paralisação do governo, que durou 43 dias, afetou centenas de milhares de funcionários públicos sem salário e impactou o funcionamento de aeroportos.
Com a aprovação do projeto, o governo federal será reaberto e o pagamento retroativo aos funcionários públicos deverá ser realizado. O acordo não inclui garantias sobre a prorrogação dos subsídios de seguro de saúde, um tema que os democratas buscavam incorporar ao acordo, embora o Senado tenha programado uma votação sobre o assunto para dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!