Beneficiários do BPC: entenda os critérios para a convocação de nova perícia do auxílio

O governo federal anunciou recentemente uma alteração significativa nas normas do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O benefício, que assegura o p…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo federal anunciou recentemente uma atualização nas regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O benefício, que oferece pagamento mensal de R$ 1.518 e é destinado à assistência social de idosos e pessoas com deficiência, passa a exigir novas avaliações de habilitação. Quem será chamado para realizar essas avaliações?

Quem poderá ser chamado para a nova perícia do BPC?

Idosos e pessoas com deficiência, que já recebem o benefício há algum tempo, podem ser incluídos.

Visa-se reavaliar os critérios de elegibilidade. Conforme a Agência Brasil, a intenção é assegurar que o auxílio seja destinado àqueles que necessitam.

Critérios de convocação da nova perícia do BPC

Quais são os critérios utilizados pelo governo para esta convocação? Os fatores primários incluem idade, tempo de concessão e nível de deficiência. Casos suspeitos de fraudes ou irregularidades também recebem prioridade.

Realização do novo laudo

Em caso de convocação, não entre em pânico. O procedimento é usual e demanda a apresentação de documentos que atestem sua situação. Exames médicos recentes e comprovantes de renda são indispensáveis.

LEIA TAMBÉM!

Quais são os próximos passos após a perícia do INSS?

Após a perícia, o INSS examinará os documentos apresentados. A decisão considera toda a documentação e provas fornecidas.

Mensalmente, durante este período, o pagamento do benefício é feito pelo INSS.

Informar-se sobre as novas normas do BPC e saber quem pode ser convocado para a perícia é essencial para assegurar a manutenção do seu benefício.

Observe as solicitações e organize a documentação pertinente. Dessa forma, você garante a manutenção de um suporte que é fundamental na sua rotina.

Para obter mais informações sobre benefícios sociais, visite o FDR.

Fonte por: FDR

Autor(a):

Sair da versão mobile