BBC Acusa Edição em Discurso de Trump e Desperta Debate Sobre Cobertura

BBC investiga edição do discurso de Trump sobre ataque ao Capitólio. Ex-conselheiro acusa emissora de manipular fala de Trump em programa Panorama. Caso surge após divulgação de trecho editado

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Caso de Edição na BBC Suscita Debate Sobre a Cobertura do Discurso de Trump

Um ex-conselheiro externo da emissora pública britânica BBC apresentou um documento que alega que a emissora editou um discurso do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), proferido em 6 de janeiro de 2021, data do ataque ao Capitólio norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso veio à tona através do jornal britânico Daily Telegraph na segunda-feira, 3 de novembro de 2025.

O episódio envolveu a edição do programa Panorama, intitulado “Trump: Uma 2ª Chance?”, exibido em outubro de 2024, uma semana antes das eleições presidenciais nos EUA, onde Trump competiu contra o candidato do Partido Democrata após ter sido impedido de concorrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento, enviado à BBC por Prescott, que atuou como conselheiro independente do comitê de diretrizes e padrões editoriais da emissora até meados de 2025, não teve seu conteúdo completo divulgado. Prescott afirma que as declarações foram retiradas de partes do discurso com uma diferença de quase uma hora entre si.

Segundo ele, a edição omitiu um trecho no qual Trump pedia que seus apoiadores “pacificamente e patrioticamente fizessem suas vozes serem ouvidas”. Ele alega que o programa fez Trump “dizer coisas que nunca disse” ao juntar as filmagens de maneira seletiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O documento também aponta que imagens de manifestantes, aparentemente inspirados por Trump, foram captadas antes do discurso. Prescott expressou seu “desespero com a inação da diretoria da BBC” diante da gravidade do problema.

“Foi completamente enganoso editar o clipe da maneira como o ‘Panorama’ o transmitiu. O fato de [Trump] não ter explicitamente exortado os apoiadores a descer e lutar no Capitólio foi uma das razões pelas quais não houve acusações federais por incitação a tumulto”, declarou.

A BBC comentou o caso ao jornal Daily Telegraph, afirmando que “embora não comentemos documentos vazados, quando a ‘BBC’ recebe feedback, leva-o a sério e o considera cuidadosamente. Michael Prescott é um ex-consultor de um comitê do conselho onde diferentes pontos de vista e opiniões sobre nossa cobertura são rotineiramente discutidos e debatidos”.

Um vídeo, divulgado por Eric Daugherty, destaca as diferenças entre as falas: “BREAKING: The BBC was just exposed for DOCTORING President Trump’s Jan 6 speech to make it seem he ENDORSED rioting, per whistleblower “We’re gonna walk to the Capitol” DOCTORED: “And FIGHT LIKE HELL!” ORIGINAL: “And cheer on congressmen and women!”

A BBC forneceu um trecho do material original: “Vamos descer até o Capitólio. Eu estarei com vocês. E vamos lutar. Vamos lutar com todas as forças”. O trecho original era: “Vamos descer até o Capitólio. E vamos apoiar nossos bravos senadores e congressistas”.

A NPR (National Public Radio) compilou um documento da fala de Trump em formato PDF (1 MB).

Sair da versão mobile