Mutirão de Negociação de Dívidas Promovido por Febraban e Instituições Financeiras
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e 160 instituições financeiras lançam, em novembro, um mutirão de negociação de dívidas. A iniciativa visa oferecer condições especiais para consumidores com dívidas em atraso, incluindo parcelamento, descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, após análise individualizada.
A ação terá início em 1º de novembro e abrangerá dívidas de cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas em bancos e instituições financeiras. As negociações poderão ser realizadas diretamente com as entidades participantes, por meio de seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr.
Apoio e Negociação Direta
Os participantes também poderão entrar em contato com os Procons que aderirem ao mutirão, buscando apoio presencial e negociando diretamente nos canais oficiais dos bancos. Em casos de superendividamento, o processo tende a ser mais complexo, exigindo um entendimento detalhado das dívidas para a elaboração de um plano de pagamento adequado.
Objetivos da Iniciativa
Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, “além de trazer alívio financeiro imediato para consumidores endividados, a ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”. A última edição do mutirão, realizada em março de 2025, resultou na renegociação de 1,4 milhões de contratos.