Banco Master: BC e Polícia Federal investigam fraude bilionária. Depoimento crucial revela atuação de Cartos e Tirreno Consultoria. Investigações focam em André Felipe de Oliveira Seixas Maia
O Banco Central, por meio do diretor de Fiscalização Ailton de Aquino, prestou depoimento à Polícia Federal em 30 de dezembro, detalhando o processo de investigação sobre o Banco Master. O depoimento se concentrou na análise da atuação de empresas como Cartos Sociedade de Crédito Direto S.A. e Tirreno, que foram consideradas centrais para a suposta fraude bilionária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aquino relatou que o Banco Central identificou a emissão de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) sem lastro, o que contribuiu para o crescimento exponencial do Banco Master, apesar de seus problemas de insolvência e liquidez. A instituição financeira é acusada de gestão fraudulenta para maquiar sua contabilidade.
Durante o depoimento, a Polícia Federal investigou o envolvimento da Tirreno Consultoria Promotoria de Crédito e Participações S.A., uma empresa sediada em São Paulo, que teria “originado” uma carteira de R$ 6,7 bilhões em créditos consignados em operações inexistentes.
O diretor André Felipe de Oliveira Seixas Maia, sócio da Tirreno, foi um dos principais focos da investigação.
Aquino esclareceu que a Cartos, uma empresa pequena, e a Tirreno eram apresentadas como fontes de crédito, mas que as quantias relatadas eram “impossíveis” do ponto de vista técnico. Ele mencionou que alguns diretores da Cartos posteriormente declararam não ter conhecimento da Tirreno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação também envolve a divergência entre os depoimentos do Banco Master e do Banco de Brasília (BRB), que classificou os créditos como “ficção” e negou ter recebido os valores. A Polícia Federal investiga o papel de André Felipe de Oliveira Seixas Maia, sócio da Tirreno, como um dos principais responsáveis pela suposta fraude.
O Banco Central identificou a ausência de fluxos financeiros de Pix, TEDs ou operações cambiais que lastrassem as operações do Banco Master, e apontou que o único relacionamento da instituição financeira com a Tirreno era através do Banco Master.
A investigação continua com foco na análise das ações de André Felipe de Oliveira Seixas Maia e na relação entre as empresas envolvidas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!