Banco da Inglaterra reduz exigências de capital para bancos e impulsiona empréstimos no Reino Unido. Decisão visa estimular economia
O Banco da Inglaterra anunciou uma revisão na solidez do sistema bancário, resultando na redução da exigência de capital para as instituições financeiras. Essa medida visa liberar recursos financeiros para serem destinados a empréstimos para famílias e empresas no Reino Unido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comitê do Banco da Inglaterra determinou que o parâmetro de referência adequado para o nível de requisitos de capital Tier 1 em todo o sistema é agora 1 ponto porcentual menor. O novo valor estabelecido é de 13% dos Ativos Ponderados pelo Risco (RWA), o que se traduz em um índice de CET1 (Capital Principal Tier 1) de aproximadamente 11%. Este ajuste reflete uma avaliação positiva da saúde financeira do sistema bancário.
O capital de nível 1 representa o montante mínimo que um banco deve manter em suas reservas para sustentar suas operações. A decisão do Banco da Inglaterra busca incentivar os bancos a emprestar mais, impulsionando o crescimento econômico. A meta de 13% é considerada um nível ótimo, com uma margem de segurança de 2 pontos percentuais.
Segundo o Banco da Inglaterra, essa redução na taxa de referência do FPC (Financial Policy Committee) proporciona maior confiança aos bancos para utilizarem seus recursos de capital na concessão de empréstimos a famílias e empresas do Reino Unido.
A instituição enfatiza a importância de uma gestão eficiente dos ativos ponderados pelo risco, buscando minimizar potenciais vulnerabilidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!