Projeções de Inflação Ajustadas na Pesquisa Focus
As expectativas de inflação apresentaram novas revisões à baixa na pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo Banco Central. A projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao ano de 2025 elevou-se para 4,43%, e a estimativa para 2026 agora aponta para 4,17%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ambas as projeções se distanciam do limite superior estabelecido pela meta oficial.
A meta oficial de inflação possui um centro de 3,00%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual acima ou abaixo. Essas novas projeções indicam um cenário de desaceleração na trajetória inflacionária, embora ainda com espaço para ajustes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa Focus, que consolida as previsões do mercado para os principais indicadores econômicos, manteve a estabilidade nas projeções de inflação para os períodos mais longos. A expectativa para 2027 permanece em 3,80% e a projeção para 2028 continua em 3,50%.
O mercado demonstra cautela em relação à inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A pesquisa também acompanhou as previsões para a taxa Selic. O mercado projetava que a taxa básica de juros encerrasse o ano em 15% e atingisse 12% em 2026. O Banco Central realizará sua próxima reunião de política monetária nos dias 9 e 10 de dezembro.
As estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) permaneceram inalteradas. O mercado projeta um crescimento de 2,16% para 2025 e 1,78% para 2026.
