Banco Central muda na diretoria: Saem diretores em 2026. Novas indicações de Lula para Copom, com decisão adiada.
O Banco Central (BC) oficializou, a partir de 1º de janeiro de 2026, a saída de dois diretores. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (24 de dezembro de 2025), marca a saída de diretor de Política Econômica e diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ambos os dirigentes já haviam anunciado sua decisão de deixar os cargos ao término de seus mandatos, em 31 de dezembro.
Os dois nomes representam os últimos integrantes da atual diretoria indicados pelo ex-presidente do Partido Liberal (PL). A legislação garante que o Presidente da República tenha a prerrogativa de nomear o presidente e os diretores da autoridade monetária.
Os mandatos são de quatro anos e a substituição antes do prazo não é permitida.
Após a indicação do presidente, os escolhidos passam por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Se aprovados pelo colegiado, a indicação é submetida à votação no plenário da Casa Alta. Esse processo garante a transparência e o controle democrático sobre a escolha dos membros do Copom.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a saída de Guillen e Gomes, a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2026 será realizada com apenas sete dos nove integrantes do colegiado. O encontro para definir o patamar da taxa Selic ocorrerá nos dias 27 e 28 de janeiro.
O ano legislativo inicia-se em 2 de fevereiro.
O governo Lula optou por adiar as indicações dos substitutos de Guillen e Gomes para 2026. Essa decisão considerou o prazo apertado para o fim do ano legislativo e a situação envolvendo a nomeação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 2026, todos os integrantes do Copom terão sido indicados por Lula, que já nomeou 7 dos 9 dirigentes da atual composição do comitê.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!