Banco Central liquida Reag em operação com suspeitas de ligação com o PCC no setor de combustíveis. Investigações apontam para fraudes e falhas de gestão.
O Banco Central determinou a liquidação extrajudicial da gestora de fundos Reag nesta quinta-feira (15). A decisão ocorre em um contexto de investigações envolvendo a empresa e conexões com o Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
João Carlos Mansur, fundador e ex-CEO da Reag, permaneceu como presidente do conselho de administração até outubro de 2025. Ele também foi alvo da operação Carbono Oculto, em 2025.
Mansur possui outras participações empresariais. Ele é conselheiro do Palmeiras, co-fundador e ex-presidente do conselho de administração da Revee, empresa focada em espaços para eventos, e fundador da Ciabrasf (Companhia Brasileira de Serviços Financeiros), onde também presidiu o conselho de administração por um período.
A Reag Trust, responsável pela administração dos fundos, foi alvo de investigação por operações fraudulentas com o Banco Master, entre julho de 2023 e julho de 2024. Segundo o Banco Central, essas operações violavam normas do Sistema Financeiro Nacional, apresentando falhas de gestão de risco, crédito e liquidez.
A Reag e a Revee também foram alvos da Operação Carbono Oculto, que investiga ligações entre o setor de combustíveis, o PCC e empresas financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Master informou que a Reag era uma prestadora de serviços, com atuação restrita à gestão e administração de fundos, assim como outras gestoras. A instituição enfatizou que a Reag é uma das maiores do país e não possui participação na gestão interna.
O Banco Central informou que continuará tomando medidas cabíveis para apurar as responsabilidades e que os bens dos controladores e ex-administradores da instituição podem ficar indisponíveis, conforme as disposições legais.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!