O Banco Central lançou o BC Protege+, um serviço gratuito que oferece uma camada extra de segurança para cidadãos brasileiros. O objetivo é evitar o uso indevido de CPFs e CNPJs na abertura de contas bancárias, uma medida importante diante do aumento de fraudes envolvendo o uso de “laranjas” – documentos falsos ou roubados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Funciona o Sistema
O BC Protege+ permite que você registre a sua preferência por não permitir a abertura de contas em seu nome. O sistema também impede que terceiros sejam listados como titulares ou representantes em contas bancárias, utilizando seu CPF ou CNPJ. As instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema antes de abrir qualquer conta, e o bloqueio impede a abertura se o seu CPF estiver protegido.
Controle Total e Histórico de Consultas
Através do sistema, você pode visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e qual o motivo da consulta, acessando a área de “Histórico de Consultas”. Essa funcionalidade oferece total transparência e controle sobre o uso das suas informações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Ativar e Desativar a Proteção
Para utilizar o BC Protege+, é necessário ter a verificação em duas etapas habilitada em sua conta. O acesso é feito através da área logada do Meu BC, no site do Banco Central, seguindo o caminho: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+. A ativação ou desativação da proteção tem efeito imediato, garantindo controle total sobre quando o serviço estará ativo.
Proteção para CNPJ (Pessoa Jurídica)
Empresas também podem se beneficiar do BC Protege+. O acesso é feito pelo sócio, representante ou colaborador cadastrado no módulo de empresas do Gov.br. Dentro do Meu BC, selecione BC Protege+ e escolha o CNPJ para “Selecionar dados do titular”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A ativação ou desativação da proteção é feita de forma simples e imediata.
Importante: CPFs Desbloqueados
Para abrir uma nova conta, todos os titulares e representantes precisam ter seus CPFs desbloqueados. O BC Protege+ fortalece a proteção contra fraudes e garante mais controle sobre o uso de dados pessoais.
