Banco Central lança BC Protege+ para evitar contas indesejadas. Nova ferramenta impede abertura de contas com dados falsos ou de terceiros. Sistema alerta o Sistema Financeiro Nacional
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (1º) o lançamento de uma nova ferramenta, BC Protege+, destinada a evitar a abertura de contas bancárias indesejadas por pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa visa impedir a criação de contas com informações falsas ou utilizando dados de outras pessoas ou empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema também informa o Sistema Financeiro Nacional quando o usuário não aceita ser responsável, seja como titular ou representante, em contas de terceiros.
Segundo Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC, as instituições financeiras estão obrigadas a fazer consulta para qualquer abertura de conta a partir da implementação da ferramenta. Até o início da tarde, quase 8 mil pessoas já haviam ativado o bloqueio e 263 tentativas de abertura de contas foram rejeitadas.
Izabela Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, destacou que o BC Protege+ é uma das ações para oferecer ferramentas aos cidadãos para acompanhamento da vida financeira e proteção. A ferramenta se aplica a contas de depósitos à vista, contas de depósitos de poupança e contas de pagamento pré-pagas, além da inclusão de titular ou representante nessas contas.
Para acessar o serviço, é necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada. A ferramenta está disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central, seguindo o caminho “Serviços > Cidadão > Meu BC”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro do sistema, os usuários podem obter o Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS), que mostra os bancos e instituições financeiras em que a pessoa tem contas, investimentos ou outros vínculos, com a data de início e, se houver, do fim desse relacionamento. É possível verificar se seus dados não foram utilizados indevidamente para abrir contas.
A expectativa do BC é ampliar a ferramenta para outros produtos e serviços financeiros, como chaves, operações de crédito e cartão de crédito, o que só deve ocorrer se a adesão ao novo sistema for significativa.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!