Banco Central eleva Selic para 15% em 2025 e impacta rankings internacionais

Banco Central mantém Selic em 15% em 2025! Rússia lidera ranking de juros reais. Reações de políticos e comparativo internacional.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Banco Central Mantém Taxa Selic em 15% em 2025

Em 10 de dezembro de 2025, o Comitê de Política Monetária do Banco Central da Rússia decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano. Essa decisão colocou o Brasil em segundo lugar no ranking global de juros reais, com uma taxa de 9,44%, após descontar a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida gerou reações de diversos políticos nas redes sociais.

Reações Políticas à Manutenção da Selic

O ministro da Secretaria Geral da Presidência criticou a manutenção dos juros, argumentando que a decisão beneficia o setor bancário. A senadora da oposição (PP-MS) justificou a Selic em “estratosféricos 15%” como uma estratégia para controlar a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vereador (União Brasil-SP) vinculou a decisão do Banco Central à política econômica do governo.

Comparativo Internacional de Taxas de Juros

O Brasil apresenta taxas de juros reais superiores às da Rússia (7,89%) e da Argentina (7,14%), segundo um levantamento realizado por Jason Vieira, economista-chefe da consultoria. O estudo analisou dados de juros e inflação de 40 países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ranking de Juros Nominais

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de maiores juros nominais. O juro-base brasileiro é inferior ao da Turquia (39,50%), da Argentina (29%) e da Rússia (16,50%). As taxas nominais mais baixas são observadas na Suíça (0%), no Japão (0,50%) e em Cingapura (1,15%).

Sair da versão mobile