Reuniões entre Banco Central e Ministro Moraes Trataram da Lei Magnitsky
O Banco Central confirmou nesta terça-feira, 23 de dezembro de 2025, que houve reuniões com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em nota, a autoridade monetária afirma que os encontros foram “para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto da Lei Magnitsky e Sanções dos EUA
O magistrado sofreu sanções dos EUA, que impuseram medidas em 12 de dezembro. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, diversas vezes com Moraes nos últimos meses.
Honorários de Viviane Barci e a Advogada da Família de Moraes
A autarquia, entretanto, não cita o caso envolvendo o Banco Master. O contrato entre Viviane Barci e o Master nunca foi divulgado na íntegra. Tampouco é conhecido quanto do acordo foi honrado, quais serviços exatamente foram prestados nem quantos pagamentos foram feitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Denúncias de Pressão e Negações
Galípolo tem dito a quem o indaga sobre o fato que nunca sofreu pressão de qualquer natureza por parte de Moraes para que não fosse vetada a venda do banco para o BRB (instituição financeira estatal de Brasília) ou para que não houvesse um processo de liquidação.
Rumores e Relatos em Brasília
Brasília tem sido inundada por esses rumores nos últimos pelo menos 2 meses. Em outubro de 2025, o Poder360 ouviu de 2 banqueiros na região da Av. Faria Lima que o presidente relatava saber que Moraes havia telefonado para Galípolo 5 vezes num único dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Negações e Contato Amistoso
Galípolo não negava ter mantido conversas com Moraes. Mas dizia que são contatos amistosos. O magistrado estava preocupado com a imposição dos Estados Unidos a ele de medidas com base na Lei Magnitsky –.
Reuniões e Nota do Banco Central
O Banco Central confirma que manteve reuniões com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky.
