Banco Central do Egito reduz taxas de juros overnight e projeta inflação menor em 2026

Banco Central do Egito reduz taxas de juros overnight em meio a expectativas de crescimento do PIB. A medida visa controlar a inflação de 14% para 2025.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Banco Central do Egito Ajusta Taxas de Juros Overnight

O Banco Central do Egito anunciou na quinta-feira (25) uma redução de 100 pontos-base nas taxas de juros overnight. A medida impactou a taxa de depósito, que caiu de 21% para 20%, e a taxa de empréstimo, que passou de 22% para 21%. Essa decisão reflete uma avaliação do cenário econômico atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instituição prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 5% no quarto trimestre de 2025. Essa projeção é superior ao crescimento de 5,3% registrado no trimestre anterior. O Banco Central atribuiu esse aumento ao desempenho positivo de setores como o industrial transformador (não petrolífero), o comércio e as comunicações.

A decisão está em linha com previsões da Reuters, divulgadas na segunda-feira (22), que apontava para uma redução de juros de um ponto percentual. A expectativa se baseou na desaceleração da inflação em novembro. A estabilidade na taxa de desemprego também contribui para a flexibilidade na política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inflação anual deve se estabilizar em torno do nível atual no quarto trimestre de 2025, com uma média de aproximadamente 14% para o ano de 2025. Essa meta é inferior à inflação de 28,3% observada no ano anterior. A inflação ao consumidor urbano registrou uma queda para 12,3% em novembro, enquanto a inflação subjacente, que exclui itens voláteis, aumentou para 12,5% em termos anuais, em comparação com 12,1%.

O Banco Central projeta uma inflação de 7% +/- 2 pontos percentuais no quarto trimestre de 2026. No entanto, a instituição destaca que a persistência da inflação em produtos não alimentares e o impacto das políticas fiscais representam desafios para as perspectivas de inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile