Banco Central divulga sistema para devolver R$ 59 milhões a pessoas físicas e jurídicas. Consulte se tem direito a receber valores em contas inativas. #Bacen #ResgateFinanceiro
O Banco Central divulgou um sistema para devolver valores esquecidos por consumidores em bancos e cooperativas. O Sistema de Valores a Receber (SVR) permite que pessoas físicas e jurídicas consultem se têm direito a receber valores que estavam depositados em contas inativas. Atualmente, existem cerca de 59 milhões de reais disponíveis para serem devolvidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para verificar se você tem direito a receber esses valores, é necessário acessar o Sistema de Valores a Receber através do site do Banco Central. Ao acessar a plataforma, selecione a opção “Consulte se tem valores a receber” e insira seus dados pessoais. Após a consulta, você receberá informações sobre o valor disponível e as opções de resgate.
Após a consulta e a confirmação de que há valores a receber, o consumidor pode iniciar o processo de resgate. Para isso, é preciso acessar o botão “Acessar o SVR”. Se não houver fila de espera, o sistema transferirá o usuário para a página de login da Conta gov.br. O acesso é restrito a pessoas físicas e jurídicas com vínculo com a instituição financeira.
O sistema também permite o resgate de valores pertencentes a pessoas falecidas. Instituições financeiras e cooperativas possuem um canal específico para este processo. O primeiro passo para o herdeiro interessado é acessar o Sistema de Valores a Receber. Para isso, é necessário saber o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida. Ao acessar o sistema, o usuário deve fazer login na Conta gov.br. Devido ao sigilo bancário, a conta precisa ser de pessoa física.
Após o login, o usuário terá acesso aos Valores para Pessoas Falecidas e poderá informar o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida. É fundamental ler e aceitar o termo de consulta a dados de terceiros. O sistema exibirá informações sobre o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor, a origem (tipo) do valor a receber e a faixa do valor a receber. O próximo passo é entrar em contato diretamente com a instituição financeira para obter a documentação necessária para receber o valor da pessoa falecida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prazo de pagamento do dinheiro é de até 12 dias úteis em caso de pagamento via Pix. Nos outros casos, o prazo é determinado pela instituição financeira. O Banco Central não é obrigado a pagar em até 12 dias úteis. A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!