Banco Central da Turquia reduz taxas de juros pela quarta vez e atinge 38%

Banco Central da Turquia reduz taxas de juros! TCMB anuncia quarta queda consecutiva, buscando desinflação e estabilidade da lira. Inflação em baixa e crescimento do PIB impulsionam decisão

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Banco Central da Turquia Ajusta Taxas de Juros

O Banco Central da Turquia (TCMB) anunciou nesta quinta-feira (11) uma redução significativa em suas taxas de juros principais. A medida, tomada após a reunião monetária, envolveu uma diminuição de 150 pontos na taxa básica de juros, que agora está em 38% ao ano, anteriormente 39,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralelamente, a taxa de concessão de empréstimos overnight foi reduzida de 42,5% para 41%, e a taxa de tomada de empréstimos overnight teve uma queda de 38% para 36,5%.

Esta decisão representa a quarta redução consecutiva nos juros turcos desde que o país iniciou uma flexibilização monetária em julho. O TCMB destacou que a inflação ao consumidor em novembro apresentou um desempenho abaixo das projeções, e que a tendência subjacente da inflação demonstrou uma leve melhora nos meses de outubro e novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, o crescimento trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) superou as expectativas para o terceiro trimestre. As condições de demanda continuam a impulsionar o processo de desinflação. O TCMB ressaltou que, apesar dos sinais de melhoria, as expectativas de inflação e o comportamento dos preços ainda apresentam riscos para a desinflação.

O banco central turco afirma que a política monetária restritiva contribuirá para a desinflação através dos canais de demanda, da taxa de câmbio e das expectativas. O TCMB se compromete a definir a taxa básica de juros considerando a inflação já ocorrida e a que se espera, além da tendência subjacente da inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A política monetária será ajustada para criar as condições financeiras e monetárias necessárias para alcançar a meta de inflação de 5% no médio prazo.

O banco central alertou que a política monetária permanecerá apertada caso a perspectiva da inflação se desvie significativamente das metas intermediárias.

A medida do TCMB foi acompanhada por uma estabilidade da lira turca em relação ao dólar. Às 8h10 (de Brasília), o dólar estava cotado a 42,61 liras turcas.

Sair da versão mobile