BC Agradece Autonomia em Processo do Banco Master
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, manifestou seu agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento com banqueiros em São Paulo nesta segunda-feira (9). Galípolo destacou a importância da autonomia do Banco Central e da Polícia Federal para conduzir o processo de análise do caso do Banco Master, ressaltando que a garantia de proteção do Presidente da República é fundamental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Agradeço a Deus por estar passando por um processo como este tendo como presidente o presidente Lula, que reforçou na fala dele a autonomia do Banco Central e da PF. Ter a certeza e tranquilidade de que vamos poder trabalhar com autonomia, sem que ninguém nos pergunte o que está sendo descoberto, e com a garatir a proteção do presidente da República, que já lidou com diversas crises, é bastante importante”, afirmou Galípolo.
Durante a participação no evento da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), o presidente do BC também expressou gratidão ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Polícia Federal, à Procuradoria-Geral da República e às associações do sistema financeiro pela colaboração no caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Galípolo enfatizou a necessidade de distinguir entre atores humanos e instituições, mencionando que a decisão pela liquidação extrajudicial do Banco Master poderia ter sido menos gravosa se a análise tivesse ocorrido em um momento anterior.
Ao detalhar o processo de tomada de decisão, Galípolo informou que, seis meses antes do decreto, o Banco Central havia emitido um “cartão amarelo” ao Banco Master, solicitando esclarecimentos sobre seu patrimônio e governança, devido à identificação de problemas de liquidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A medida demonstra a vigilância do Banco Central e a busca por soluções que minimizassem os impactos para o banco.
