Banco Central abandona projeto Drex e busca nova estratégia para CBDC

Banco Central abandona projeto Drex após 4 anos de estudo. Presidente Gabriel Galípolo anuncia fim da tecnologia para rede de ativos tokenizados.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Banco Central Retrata Investimento em Tecnologia Drex

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, anunciou nesta quarta-feira (12) que a autoridade monetária abandonou o projeto Drex. A decisão se deve à inviabilidade da tecnologia que estava sendo estudada para a criação de uma rede de ativos tokenizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Galípolo explicou que, após quatro anos de análise, a tecnologia não apresentou resultados promissores, e que novas abordagens se mostraram mais adequadas para alcançar os objetivos desejados, que incluem a criação de uma rede segura com ativos digitalizados, garantindo certificação, segurança e liquidez de forma simplificada.

Anúncio Inicial do Real Digital

Quando o Drex foi inicialmente divulgado, o Banco Central e o governo federal apresentaram a versão inicial do Real Digital como uma alternativa ao uso de dinheiro em espécie. A iniciativa foi definida como uma moeda digital de banco central (CBDC, ou Moeda Digital de Banco Central em inglês), conforme divulgado pelos canais oficiais do Palácio do Planalto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferenciação do Drex e CBDC Tradicional

Apesar da definição de Real Digital, Galípolo esclareceu que o Drex não se enquadra na definição de Central Bank Digital Currency (CBDC) tradicional. A autoridade monetária reconhece a necessidade de evoluir e adaptar suas estratégias, buscando soluções mais eficazes para o mercado.

Continuidade da Infraestrutura Digital

O Banco Central sinaliza que prosseguirá com a construção da infraestrutura que permitirá transações financeiras seguras com ativos digitais. No entanto, a data de lançamento da nova infraestrutura, que substituirá o Drex, ainda não foi definida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A autoridade monetária informará os detalhes do plano de implementação após a conclusão do processo.

Plataforma Drex e Intermediários Financeiros

A liquidação dos serviços financeiros será realizada dentro da Plataforma Drex do Banco Central, um ambiente integrado e padronizado. Para acessar a plataforma, é necessário um intermediário financeiro autorizado, como um banco, que fará a transferência dos fundos da conta do usuário para a carteira digital do Drex.

Sair da versão mobile