Intoxicação por Metanol Suspeita em Falecimento em Feira de Santana
Uma morte ocorrida em Feira de Santana, Bahia, está sendo investigada como possível intoxicação por metanol, segundo informações das autoridades municipais e estaduais de saúde. O homem, de 56 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), após procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, localizada no município.
Investigação e Ações de Monitoramento
O governo baiano informou que o caso será acompanhado por equipes de vigilância local e estadual, com ações de monitoramento e investigação. Essas ações contarão com o apoio de autoridades da área de segurança pública estadual. Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com um resultado previsto em até sete dias, visando confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
Casos Suspeitos e Confirmações
Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil havia registrado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Além disso, 11 casos já haviam sido confirmados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), conforme a Sala de Situação instalada pelo governo federal.
Situação Nacional e Investigações
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inicialmente confirmou 12 casos em Brasília, mas o ministério posteriormente revisou o caso do rapper Hungria, mantendo-o como suspeito. Apenas um óbito decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmado no estado de São Paulo, enquanto outros sete óbitos seguem sob investigação, com dois em Pernambuco e os demais em São Paulo.