Azul Sai do Capítulo 11 em Tempo Recorde, Atraindo Investimentos Estratégicos
A Azul surpreendeu o mercado ao concluir o processo de recuperação judicial em um tempo recorde, inferior a nove meses – um marco comparável a um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. A companhia aérea se tornou a mais rápida entre as empresas brasileiras a passar por essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo de saída da Latam, que ocorreu entre julho de 2020 e novembro de 2022, e o da Gol, que se estendeu de janeiro de 2024 a junho de 2025, serviram de referência para a Azul. A companhia aérea destacou que as condições acordadas logo na entrada do Chapter 11 foram cruciais para levantar recursos e garantir a viabilidade do plano.
A Azul garantiu um DIP Financing (empréstimos concedidos a empresas em regime de investimento) de US$ 1,6 bilhão com os credores. Em paralelo, obteve um acordo com a United Airlines e a American Airlines, que já eram acionistas da empresa, para aumentar suas participações acionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A confirmação do acordo ocorreu nesta semana, com cada uma das companhias aéreas comprometendo-se com o plano.
Adicionalmente, a Azul receberá um terceiro aporte de US$ 100 milhões de “determinados credores existentes”. Esse investimento adicional quase atrasou a conclusão do processo, gerando questionamentos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A autoridade antitruste alertou que a prolongação do Chapter 11 aumentaria os custos e os riscos para a continuidade da empresa.
A United já obteve o aval do Cade para sua contribuição, mas o aumento da participação da American Airlines na Azul ainda precisa ser aprovado pelo órgão. A complexa costura entre empresas concorrentes é vista por especialistas como um sinal de confiança no modelo de operação da Azul.
A alavancagem líquida proforma da companhia ficou abaixo de 2,5 vezes, o menor nível da história da empresa, conforme divulgado em fato relevante. A saída do Chapter 11 representa um marco importante para a Azul, consolidando sua posição no mercado aéreo brasileiro.
