BR-101/RJ: Arteris Renova Contrato de Concessão
A Arteris se destacou como a única proponente no leilão da concessão otimizada da BR-101/RJ –Autopista Fluminense–. Em uma sessão realizada na B3, em São Paulo, e coordenada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa garantiu a renovação do contrato de operação da rodovia, nesta terça-feira (11.nov.2025).
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O novo contrato possui duração de 22 anos e prevê investimentos de R$10,18 bilhões, destinados à modernização e ampliação da rodovia. A decisão foi formalizada com aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Intervenções e Objetivos
As principais intervenções incluem duplicações de pistas, faixas adicionais, passarelas, vias marginais e novos acessos urbanos. O objetivo é aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego ao longo da rodovia.
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O trecho concedido abrange 322,1 quilômetros, ligando Niterói (RJ) à divisa com o Espírito Santo. A BR-101/RJ atravessa 13 municípios fluminenses, como Macaé, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, regiões importantes para a cadeia de petróleo e gás natural do Brasil.
Importância Logística e Econômica
A rodovia é um corredor logístico crucial na Bacia de Campos, conectando portos, bases operacionais e indústrias offshore. Além disso, desempenha um papel fundamental no escoamento de cargas e no transporte de trabalhadores da Petrobras e de empresas do setor energético.
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O traçado da BR-101/RJ também facilita o acesso à Região dos Lagos, um polo turístico relevante no Estado do Rio de Janeiro, e otimiza o transporte de produtos agrícolas e industriais entre o Sudeste e o Nordeste.
Estratégia Governamental
A otimização contratual da Autopista Fluminense faz parte da estratégia do governo federal para destravar obras paradas e modernizar concessões antigas. O novo contrato estabelece metas mais rigorosas de desempenho e segurança viária, além de permitir o monitoramento contínuo pela ANTT.
O objetivo é garantir a fluidez e a eficiência logística em uma das rodovias mais movimentadas do país, reduzindo gargalos que impactam diretamente a cadeia de petróleo e gás e o comércio fluminense.
