Aumento alarmante da temperatura em biomas brasileiros: dados da MapBiomas

Aumento de temperatura em biomas brasileiros preocupa! Dados da MapBiomas Atmosfera mostram aquecimento sistemático desde 1985. Pantanal lidera com +1,9ºC.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Aumento da Temperatura em Biomas Brasileiros

Dados recentes, divulgados em novembro de 2025, revelam um aumento significativo da temperatura em diversos biomas do Brasil. A pesquisa, disponibilizada através da plataforma MapBiomas Atmosfera, indica que o país tem experimentado um aquecimento sistemático desde 1985.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma, lançada no mesmo dia, utiliza imagens de satélite e modelagem de dados para fornecer informações sobre variações de temperatura e precipitação, abrangendo o período de 1985 a 2024, além de dados sobre poluentes atmosféricos de 2003 a 2024.

A análise demonstra que a temperatura média do país aumentou em 0,29 ºC por década, resultando em uma elevação total de 1,2 ºC no período. No entanto, observa-se uma variação significativa entre os biomas. O Pantanal registrou um aumento de 1,9 ºC nos últimos 40 anos, enquanto o Cerrado apresentou um aumento de 0,31 ºC, a Amazônia 0,29 ºC e a Caatinga 0,25 ºC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mata Atlântica e o Pampa registraram aumentos de 0,21 ºC e 0,14 ºC, respectivamente.

A pesquisa também destaca que os Estados mais continentais, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Piauí, apresentam taxas de aquecimento mais elevadas, variando de 0,34 ºC a 0,40 ºC por década. Já os estados costeiros, como Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba, demonstram taxas de aquecimento menores, entre 0,10 ºC e 0,12 ºC por década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A região metropolitana de São Paulo apresenta um aumento de 0,19 ºC por década.

Sair da versão mobile