Atletas ucranianos boicotam cerimônia paralímpica em Milão-Cortina! Protesto contra participação russa e bielorrussa. Saiba mais.
Um grupo significativo de atletas ucranianos decidiu boicotar a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerá em Milão-Cortina no dia 6 de março. Essa decisão foi formalmente anunciada nesta sexta-feira (20) pelo Comitê Paralímpico da Ucrânia, em um ato de protesto contra a permissão concedida para que atletas da Rússia e da Bielorrússia participassem do evento com suas bandeiras nacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A controvérsia se intensificou nas vésperas dos Jogos, diante da persistente tensão decorrente da invasão da Ucrânia, que começou há quatro anos. A Rússia, já excluída de diversas competições internacionais devido ao conflito, argumenta que é inadequado misturar atletas e considera ofensivo direcionar sanções a indivíduos com deficiência física.
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) concedeu 10 vagas combinadas a atletas russos e bielorrussos, o que gerou forte reação política. O Comitê Paralímpico da Ucrânia expressou sua indignação com a decisão, acusando o IPC de agir de forma cínica.
A entidade ucraniana exigiu que sua bandeira não seja utilizada durante a cerimônia de abertura.
A situação se agrava com o caso do esqueleto ucraniano Vladyslav Heraskevych, que foi desclassificado por ter competido com um capacete que homenageava atletas falecidos na guerra. O ministro dos Esportes da Ucrânia, Matvii Bidnyi, também anunciou o boicote dos Jogos Paralímpicos, confirmando que atletas ucranianos participarão das competições, apesar da decisão de boicotar a cerimônia de abertura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O IPC informou que mantém diálogo direto com o Comitê Paralímpico da Ucrânia, indicando que a questão será discutida internamente. A Rússia receberá duas vagas no paraesqui alpino, duas no esqui cross-country e duas no snowboard, enquanto a Bielorrússia terá quatro vagas, todas no esqui cross-country.
Essa situação remonta a 2014, quando a Ucrânia enviou apenas um atleta para a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno em Sochi, em protesto pela anexação da Península da Crimeia pela Rússia.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!