Atletas com resultados positivos em Olimpíada do Rio 2016 são reavaliados por ITA

Resultados positivos em Olimpíada do Rio: sete atletas notificados após reanálise de amostras pela ITA. Casos de esteroides anabolizantes envolvendo Rafael Buzacarini, Soslan Daurov e outros

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reanálise de Amostras Revela Resultados Positivos em Olimpíada do Rio

Após uma reanálise de amostras coletadas durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, a Agência Internacional de Testes (ITA) divulgou uma lista de sete atletas que apresentaram resultados positivos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ITA liderou um programa independente em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para revisar amostras antigas.

Os casos positivos foram identificados com base na detecção de esteroides anabolizantes em amostras dos atletas, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA) na época da coleta. A maioria dos resultados positivos se deve a avanços tecnológicos, incluindo o desenvolvimento de novos métodos de detecção e aprimoramentos na sensibilidade analítica para identificar novos metabólitos de esteroides que não estavam disponíveis na análise inicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os atletas notificados receberam a comunicação e podem solicitar uma nova análise de suas amostras. A suspensão provisória das atividades esportivas foi determinada pelas respectivas federações internacionais, aguardando a conclusão do processo investigatório.

Rafael Buzacarini, judoca brasileiro que alcançou a nona posição na categoria até 100kg na Rio 2016, apresentou resultado positivo para o metabólito de deidroclorometiltestosterona. A lista de atletas notificados inclui também Soslan Daurov (Belarus) – luta greco-romana; Esraa Ahmed (Egito) – halterofilismo; Ahmed Saad (Egito) – halterofilismo; Aurimas Didzbalis (Lituânia) – halterofilismo e Ivan Efremov (Uzbequistão) – halterofilismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ivet Lalova-Collio (Bulgária) – atletismo também está na lista.

Sair da versão mobile