CFM garante: atestados médicos físicos continuam válidos em todo o Brasil. Conselho esclarece dúvidas sobre emissão de documentos. Saiba mais!
O Conselho Federal de Medicina (CFM) esclareceu que atestados médicos físicos, emitidos em papel, continuam sendo válidos em todo o território nacional. A informação veio após a disseminação de boatos nas redes sociais, que alegavam a perda de validade desses documentos a partir de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conselho buscou tranquilizar a comunidade médica e seus pacientes sobre essa questão.
Em nota oficial divulgada em dezembro, o CFM ressaltou que não houve alterações na legislação que permitam a emissão exclusiva de atestados médicos por meio digital. A declaração enfatiza que não existe uma norma aprovada pelo Poder Legislativo ou resolução interna do conselho que obrigue os médicos a abandonarem a emissão em papel.
A origem dos questionamentos está relacionada à criação da plataforma Atest CFM, um sistema nacional, oficial e gratuito, desenvolvido para a emissão e validação de atestados médicos. O conselho esclarece que essa ferramenta não substitui o atestado físico tradicional, e seu uso é uma opção facultativa para os médicos.
A plataforma Atest CFM é regulamentada pela Resolução CFM nº 2.382/2024. No entanto, a implementação do sistema ainda está em fase inicial e aguarda uma decisão final da Justiça Federal para iniciar seu uso. O CFM informou que todas as atualizações sobre o processo serão comunicadas oficialmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!