Atenção para quem não compreendeu o novo procedimento da comprovação de vida para a INSS em 2025

Verifique as atualizadas normas da Prova de Vida INSS 2025 e entenda como prevenir o bloqueio de seus benefícios. Alterações já são aplicáveis.

12/08/2025 20:16

1 min de leitura

Atenção para quem não compreendeu o novo procedimento da comprovação de vida para a INSS em 2025
(Imagem de reprodução da internet).

A Prova de Vida INSS 2025 passou por alterações relevantes que já estão em vigor e é fundamental estar informado, pois o objetivo é simplificar a vida de aposentados e pensionistas, diminuindo a necessidade de se deslocar.

A comprovação de vida do INSS para 2025 agora é automática.

A partir de janeiro de 2023, o INSS efetua a comprovação de vida por meio do cruzamento de dados em sistemas governamentais, o que, em sua maioria, dispensa a presença do segurado em bancos ou agências.

O sistema verifica movimentações como, por exemplo:

Fim dos bloqueios previsto para 2025

Uma portaria suspendeu o bloqueio de benefícios por ausência de comprovação de vida até junho de 2025, com chance de extensão adicional por seis meses.

A comprovação permanece obrigatória. Se não for possível confirmar automaticamente, o INSS enviará notificação e concederá 60 dias para regularização.

Leia também:

Prazos e atenção para evitar a suspensão do benefício.

O INSS possui até 10 meses após a última comprovação para confirmar a situação do beneficiário. Caso o cruzamento de dados não seja bem-sucedido, o segurado será solicitado a realizar o procedimento pelo aplicativo, banco ou pessoalmente.

O voto nas eleições ainda não é reconhecido como prova de vida, visto que a integração com o Tribunal Superior Eleitoral não foi realizada.

Quais são os próximos passos a serem tomados pelo beneficiário?

É importante acompanhar a situação pelo aplicativo Meu INSS ou na Central 135. Também é recomendável manter os dados em dia no Gov.br, Receita Federal e Cadastro Único.

Você pode encontrar mais informações sobre benefícios e regras do INSS no FDR. Além disso, pode consultar as regras oficiais disponíveis no portal do INSS.

Para assegurar que seu benefício não seja suspenso, mantenha seus dados atualizados e confira regularmente seu status no Meu INSS. Isso auxilia a evitar transtornos e a perda temporária de renda.

Fonte por: FDR

Autor(a):