Ataques aéreos de Israel em Líbano causam mortes e elevam risco de escalada

Ataques aéreos de Israel causam mortes no Líbano. Três pessoas morreram em Shebaa e Baraachit após ataques de drones israelenses. A situação é tensa e aumenta o risco de escalada regional

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ataques Aéreos de Israel Levam à Morte de Três Pessoas no Líbano

O governo libanês confirmou três mortes em decorrência de ataques aéreos realizados por Israel no sábado, 8 de novembro de 2025. As informações foram divulgadas pela . Segundo o Ministério da Saúde libanês, os ataques, realizados por drones israelenses ao longo do dia, atingiram diferentes pontos do sul do país, próximos à fronteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação é tensa e complexa, com impactos diretos na população civil.

Vítimas em Shebaa e Baraachit

Dois homens faleceram na região de Shebaa, no sudeste do Líbano, após o veículo em que estavam ser alvo de um ataque aéreo. O carro entrou em combustão, e os corpos foram encontrados carbonizados. Em seguida, um terceiro ataque resultou na morte de mais uma pessoa na aldeia de Baraachit, também localizada no sul do Líbano, com outras pessoas feridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ocorrência demonstra a vulnerabilidade da população civil em áreas de conflito.

Alvos e Justificativa dos Ataques Israelenses

De acordo com a emissora estatal libanesa NNA (National News Agency), os ataques teriam como alvo membros da “Lebanese Resistance Companies”, grupo associado ao Hezbollah. O Times of Israel informou que os ataques foram uma resposta a disparos feitos contra o norte de Israel na sexta-feira, 7 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

As IDF (Forças de Defesa de Israel) afirmaram ter identificado e atingido indivíduos considerados uma ameaça imediata nas áreas de fronteira.

Contexto e Risco de Escalada

As IDF justificaram as operações como tendo caráter preventivo, dentro das regras de engajamento. Os bombardeios intensificam a tensão entre os dois países, considerando o conflito em curso na Faixa de Gaza. A ONU e países ocidentais alertam para o risco de escalada regional caso as hostilidades se expandam sobre o território libanês, com trocas diárias de artilharia e ataques de drones.

Sair da versão mobile