Um grupo armado de uma minoria étnica em Mianmar informou, no sábado (13), que um ataque aéreo da junta militar resultou na morte de pelo menos 19 estudantes do ensino médio no estado de Rakhine, na região oeste.
Um ataque visou duas escolas secundárias privadas em Kyauktaw logo após a meia-noite de sexta-feira, conforme comunicado pelo Exército de Arakan (AA), um dos principais grupos de oposição contra os militares birmaneses, desde o golpe de Estado de 2021.
Dezoite estudantes do ensino médio, considerados “inocentes”, com idades entre 15 e 21 anos, foram mortos e outros 22 ficaram feridos, de acordo com o AA, que controla extensas regiões do estado de Rakhine. O grupo armado responsabiliza a junta birmanesa.
O jornal local Myanmar Now relatou que a junta militar lançou duas bombas de cerca de 227 kg sobre uma escola, quando os estudantes estavam dormindo.
A UNICEF denunciou um “ato cruel” que se acrescenta à “violência cada vez mais devastadora” no estado de Rakhine, “onde crianças e famílias pagam com suas vidas”.
LEIA TAMBÉM!
Israel critica Assembleia Geral da ONU por considerar votos a favor da Palestina um “circo político”
Trump solicita pena de morte para o assassino de Charlie Kirk
A Rússia afirma que as negociações de paz com a Ucrânia estão “paralisadas” e Zelensky adverte: “Deseja ocupar todo o território do país”
Em agosto, a ONU constatou que 57% das famílias no centro do estado não atendiam às suas necessidades alimentares básicas, em contraste com 33% em dezembro, cenário que se mostra “muito pior” em outras regiões do país de difícil acesso.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan