A segunda edição do projeto Semear — Arte Multidisciplinar, em Mampituba (RS), integra expressão artística, sementes crioulas e sustentabilidade, com inscrições abertas até quarta-feira (16), por meio do WhatsApp: 51-99968-0605. A iniciativa, que começa nesta quinta-feira (18) de setembro de 2025, está sendo realizada na Escola EMEF Demétrio A. Fogaça, Roça da Estância, e oferece oficinas e apresentações culturais gratuitas para professores, estudantes a partir de 15 anos e o público adulto.
O projeto oferece oficinas que combinam atividades artísticas, agroecologia e proteção ambiental. Os temas incluem a cultura Mbyá Guarani, palhaçaria, desenho, pintura com tinta vegetal, impressão botânica, construção de bonecos com Libras e desenvolvimento de projetos culturais. Também há oficinas sobre hortas, sementes crioulas, agrofloresta e permacultura.
A programação contempla, além de reuniões presenciais e online, uma visita ao Quilombo São Roque, em Praia Grande (SC), na fronteira com Mampituba. Uma das oficinas virtuais será ministrada pelo permacultor australiano Skye, criador da disciplina de permacultura no ensino público do Ceará. Outra será conduzida pelo professor indígena Artêmio Marques, da escola Pekuruty, em Eldorado do Sul, com a experiência de reconstrução da aldeia e da escola após as inundações de 2024.
A população local poderá assistir a três apresentações gratuitas de grupos reconhecidos na cultura gaúcha: Bonecrônicas, da Anima Sonho, com 40 anos de história; Trabalhadores, do Ponto de Cultura Varanda Cultural; e Circo pra toda gente, da palhaça Leontina, personagem da artista Eveliana Marques. O violonista Jorge Corrêa, da comunidade do Rio da Invernada, também participará de uma das mostras.
O projeto é coordenado pela atriz e produtora cultural Elaine Regina, que conta com profissionais das áreas das artes, da educação e da agroecologia. A Ativa – Arte e Educação realiza a iniciativa, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mampituba e de entidades culturais do estado.
LEIA TAMBÉM!
Queijo de cabra se torna patrimônio cultural da Paraíba, impulsionando agricultores da Reforma Agrária na região
O MST restaura áreas danificadas da Mata Atlântica em Minas Gerais
MST promove abertura de assentamento em Recife para que voluntários conheçam a organização e cultivem alimentos destinados à doação; confira como participar
Serviço
Projeto Semear: Arte Multidisciplinar
Inscrições: até quarta-feira (16), por meio do WhatsApp: 51-99968-0605.
Início: 18 de setembro de 2025.
Local: Escola EMEF Demétrio A. Fogaça, Roça da Estância, Mampituba (RS)
Horário: Quinta-feira à tarde.
Disponibilidade: 2 vagas para pessoas com deficiência.
Fonte por: Brasil de Fato