Artistas britânicos, incluindo Radiohead e Coldplay, cobram limite em preços de ingressos. Governo analisa medida para combater revendas abusivas.
Uma coletiva de artistas britânicos, incluindo nomes como Radiohead, Sam Fender, Dua Lipa, Coldplay, Robert Smith (The Cure), Iron Maiden, PJ Harvey, New Order e Mark Knopfler, enviou uma carta aberta ao governo trabalhista do Reino Unido nesta quinta-feira (13).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa visa a implementação de um limite máximo para os preços de ingressos vendidos em plataformas online.
Os artistas argumentam que a prática de revendedores adquirirem grandes quantidades de ingressos e os revendendo a preços excessivamente altos “mina a confiança no setor de entretenimento ao vivo e compromete os esforços de artistas e organizadores para tornar seus eventos acessíveis”.
A medida proposta busca “democratizar o acesso do público” a shows e eventos.
Um estudo da associação “Which?” apontou que ingressos para um show específico no estádio de Wembley foram oferecidos a valores de até 4.442 libras (aproximadamente R$ 30.800, na cotação atual). A situação gerou uma consulta pública, motivada por reclamações de fãs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo trabalhista planeja estabelecer um limite de preços, variando entre 0 e 30% do valor original, juntamente com um controle rigoroso sobre a quantidade de ingressos disponíveis para revendedores. O Ministério da Cultura reafirmou o compromisso de combater essa prática, indicando que um plano de ação será divulgado em breve.
Plataformas como Viagogo e StubHub defendem que a imposição de limites de preços poderia levar os consumidores a utilizar plataformas não regulamentadas, aumentando o risco de fraudes. A iniciativa dos artistas busca equilibrar a proteção dos fãs com a manutenção de um mercado de revenda funcional.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!