Retorno à Lua: Missão Artemis II Promete Testes Cruciais
A próxima etapa para o retorno de astronautas à Lua é a missão Artemis II, o primeiro voo tripulado do programa. A missão tem como objetivo testar, em ambiente real, todos os sistemas necessários para levar humanos novamente à órbita lunar – e, no futuro, à superfície do satélite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Lua poderá servir como “base” para outras missões de exploração espacial, como a ida do homem à Marte.
A Artemis II será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion, lançada pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial). Diferentemente da Artemis I, realizada sem tripulação, o objetivo agora é verificar se a espaçonave funciona conforme o planejado quando operada por humanos em condições de espaço profundo, fora da órbita baixa da Terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tripulação será formada por Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense. Eles partirão do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e passarão cerca de 10 dias em missão.
Preparativos e Objetivos da Missão
Os preparativos finais no foguete estão sendo realizados no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos. No dia 17 de janeiro, a cápsula Orion, acoplada ao foguete SLS, emergiu ao nascer do sol de sua plataforma de lançamento a cerca de 6,4 km de distância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A missão tem como principal objetivo validar os sistemas de suporte à vida, responsáveis por gerar oxigênio, remover dióxido de carbono e manter condições seguras para os astronautas durante longos períodos. Esses testes são essenciais para missões futuras, mais longas e complexas, como a.
O Nome Artemis e o Legado da Missão
A missão Artemis II recebeu esse nome em homenagem a Ártemis, irmã gêmea de Apolo e deusa da Lua na mitologia grega. As missões Apollo, responsáveis por levar o homem à Lua durante a década de 1970, receberam o nome do deus grego do Sol. Com o esperado retorno à Lua, a missão também recebeu um nome inspirado na mitologia grega.
Quarentena antes de viagem Os astronautas iniciaram um programa de estabilização da saúde para garantir que não contraiam doenças que possam atrasar sua missão. A medida garante que o grupo não contraia nenhuma doença que possa atrasar sua missão, limitando sua exposição a outras pessoas nos dias que antecedem o lançamento.
