Argentina Quita Dívida com EUA em Pagamento Integral
A Argentina concluiu de forma rápida e completa o pagamento das operações realizadas dentro do acordo de estabilização cambial com os Estados Unidos, conforme anúncio do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, e confirmação do Banco Central argentino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa quitação encerra o uso da linha de swap com os EUA e deixa o Fundo de Estabilização Cambial (ESF) sem reservas em pesos, segundo o secretário.
Em comunicado no X (antigo Twitter), Bessent destacou que a situação financeira da Argentina se fortaleceu e que essa ação representa uma vitória para a estratégia “America First”. Ele enfatizou que o ESF nunca teve prejuízo e foi totalmente reembolsado, gerando lucros significativos para os contribuintes americanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tenho o prazer de anunciar que, refletindo sua posição financeira fortalecida, a Argentina reembolsou rápida e totalmente o saque limitado no mecanismo de swap com os Estados Unidos, de modo que o Fundo de Estabilização Cambial atualmente não detém nenhum peso”, escreveu Bessent em um post no X.
O Banco Central da Argentina (BCRA) confirmou que, em dezembro de 2025, a Argentina quitou as operações realizadas durante o quarto trimestre de 2025 com o Tesouro norte-americano no âmbito do acordo de estabilização cambial de US$ 20 bilhões, assinado no final de outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Bessent ressaltou que essa ação ocorre em um contexto de reformas econômicas implementadas pelo presidente argentino, Javier Milei, que, segundo ele, estão produzindo resultados positivos, incluindo a retomada do acesso dos mercados financeiros à Argentina e mudanças favoráveis nas políticas monetária e cambial.
Ele também mencionou o apoio da comunidade internacional, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI).
