Câmara aprova fim de visto para turistas de Austrália, Canadá e Japão. Projeto visa impulsionar turismo e economia nacional.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 206/23, que elimina a necessidade de visto para turistas provenientes da Austrália, Canadá e Japão. A medida representa uma revogação do Decreto Presidencial 11.515/23, que havia reintroduzido a exigência de visto para esses visitantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto do projeto também considera a situação dos turistas japoneses. Em agosto de 2023, Brasil e Japão formalizaram um acordo para isentar vistos para viagens de até 90 dias, utilizando o passaporte comum. O deputado (Novo-RS), relator do projeto, argumentou que a exigência de vistos teve impactos negativos no turismo e na economia, diminuindo o fluxo de turistas estrangeiros e prejudicando a posição do Brasil em relação aos seus concorrentes regionais.
O relator destacou que a política de isenção de vistos, que vigorou entre junho de 2019 e março de 2020, gerou resultados positivos. Estima-se que a medida atraiu 80 mil visitantes adicionais, injetando R$ 328 milhões na economia nacional. Em um cenário sem a pandemia, o volume de turistas previsto era de 200 mil, com potencial de arrecadação de até R$ 800 milhões.
Após a aprovação na Comissão de Relações Exteriores, no início de outubro, o projeto será analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. A próxima etapa é a votação no Plenário da Câmara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!