Aposentar Antes dos 60: Caminhos Legais Revelados em 2026
Muitas pessoas acreditam que, após a Reforma da Previdência, a aposentadoria antes dos 60 anos se tornou um mito. O senso comum sugere que “todo mundo só se aposenta com 62 (mulheres) ou 65 (homens)”. No entanto, a verdade é que o sistema atual esconde brechas e regras de transição que permitem, sim, pendurar as chuteiras aos 57 anos – ou até antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Pedágio de 100%: A Opção Mais Garantida
Para quem tem 57 anos (no caso das mulheres), a modalidade mais segura é o “pedágio de 100%”. Ao contrário de outras regras que aumentam a idade mínima anualmente, esta exige um tempo de contribuição fixo. Para mulheres, a idade exigida é de 57 anos, e é necessário ter 30 anos de contribuição, além de cumprir um “pedágio” – ou seja, trabalhar o dobro do tempo que faltava para se aposentar em novembro de 2019.
Para homens, a idade fixa é de 60 anos, mas existem outras saídas para quem tem 57 e começou a trabalhar cedo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O “Pulo do Gato”: Benefício Sem Fator Previdenciário
Uma alternativa é o que chamam de “pulo do gato”, que paga 100% da sua média salarial, sem o desconto do Fator Previdenciário, que pode reduzir o valor do seu benefício. Para usar essa regra, você precisa ter 57 anos e já ter completado o tempo necessário, mais o pedágio.
Pedágio de 50%: Sem Idade Mínima
Se você estava a apenas dois anos de se aposentar em novembro de 2019, pode usar o pedágio de 50%, que não exige idade mínima. Isso significa que, com 57 anos e o tempo de contribuição necessário, você pode pedir a aposentadoria imediatamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No entanto, essa opção ainda está sujeita ao Fator Previdenciário.
Aposentadoria Especial do INSS: Riscos no Trabalho
Se você trabalhou em ambientes com ruído excessivo, calor, agentes químicos ou perigosos, em 2026, a regra de pontos (idade + tempo de contribuição) permite que quem trabalhou em atividades de risco médio ou baixo consiga o benefício. Professora de jornalismo, formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), desde 2018.
Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com.
Casos Especiais: Professoras e PCDs
Em 2026, a regra de idade mínima progressiva permite que professoras se aposentem com 54 anos e 6 meses, mas tenham 25 anos contribuídos. Ou seja, aos 57 anos, você já passou do requisito! PCDs (Pessoas com Deficiência): Esta é uma das poucas modalidades que a Reforma quase não tocou.
Dependendo do grau da deficiência, o tempo de contribuição é reduzido drasticamente e não há exigência de idade mínima elevada.
Dica de Ouro: Planejamento Previdenciário
O INSS não vai te ligar para avisar que você já pode se aposentar. Muitas vezes, o sistema automático do “Meu INSS” não reconhece períodos de trabalho rural, tempo de serviço militar ou períodos de insalubridade. Para saber se o seu dia chegou, acesse o app Meu INSS (mas atenção: ele falha em casos complexos).
Busque um especialista para realizar um Cálculo de Planejamento, que pode antecipar seu benefício em anos ou aumentar o valor da sua parcela mensal em mais de 30%.
