Anvisa Suspende Venda de “Canetas Emagrecedoras” com Substâncias Não Autorizadas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização de duas marcas de “canetas emagrecedoras” que estavam sendo vendidas ilegalmente nas redes sociais. A decisão, publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira, 21, visa proteger a saúde dos consumidores devido à falta de registro e à ausência de estudos clínicos sobre as substâncias utilizadas nos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa proibiu a fabricação, importação, venda, distribuição, propaganda e uso de medicamentos contendo tirzepatida, das marcas Synedica e TG. Essas substâncias não possuem a liberação da agência, o que representa um risco à saúde pública.
Além da proibição, as canetas dessas marcas serão apreendidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida também se aplica à retatrutida, substância que, segundo a Anvisa, ainda está em fase de testes. A agência alerta que, apesar de ser um tipo de hormônio já utilizado em outros medicamentos para emagrecimento, a retatrutida não possui estudos de segurança e eficácia concluídos.
A expectativa é que a substância possa ter um efeito acelerado no emagrecimento, o que aumenta os riscos para o consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A Anvisa ressalta que a ausência de estudos conclusivos sobre a retatrutida impede a garantia de segurança, eficácia e qualidade do produto. Portanto, nenhum fabricante está autorizado a comercializar medicamentos contendo o novo GLP, conforme a decisão da agência.
