Anvisa fecha suplementos perigosos! Empresas como Organza, Insufree e CyclesNutrition são alvo de recolhimento imediato. A agência investiga produtos com ingredientes não autorizados e promessas de emagrecimento. Saiba mais!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje a decisão de recolher diversos suplementos alimentares, energéticos e mix instantâneos de frutas, após identificar irregularidades em produtos de seis empresas. A ação visa proteger a saúde dos consumidores, dada a falta de comprovação de controle de qualidade e a utilização de ingredientes não autorizados em alguns casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as empresas afetadas, a Organza Industria teve todos os seus produtos suspensos. A Anvisa determinou o recolhimento imediato, devido à ausência de validação do controle de qualidade e à utilização de componentes não autorizados na fabricação.
A situação se repete com o suplemento Insufree, da P2 Brasil LTDA, que foi apreendido e teve a comercialização proibida, alegando origem desconhecida e alegações de efeito terapêutico.
A empresa Slok Indústria de Bebidas e Alimentos LTDA também teve seus produtos, incluindo as versões Energy Coffee, Benedetto Blueberry Zero Açúcar e Benedetto Blueberry Energy Antioxidant, suspensos. A Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, venda e divulgação desses produtos, devido à falta de regularização.
A empresa Gustavo Teodoro de Almeida Teixeira – Deluxe teve oito produtos recolhidos e suspensos, por conta da origem desconhecida dos ingredientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relatos de efeitos adversos, como taquicardia e aumento da pressão arterial, foram recebidos pela Anvisa, além da alegação de que alguns produtos eram comercializados como “emagrecedores”, o que é proibido por lei. O suplemento Glamorous Black Deluxe, Alimentar Glamorous Shape, Alimentar Glamorous Ozem, Alimentar Ozemzinho, Alimentar Firezinho, Alimentar Blackzinho e Alimentar Blackzinho também foram recolhidos.
A Anvisa também agiu contra a CyclesNutrition Desenvolvimento, Comércio e Distribuição de Suplementos Alimentares LTDA, recolhendo produtos que continham extratos vegetais sem avaliação prévia de segurança.
Os suplementos Recover Cycles Nutrition, Ritual Cycles Nutrition e Ritual Cycles Nutrition foram incluídos na lista de produtos suspensos. A empresa Mushin Serviços e Comércio no Geral LTDA teve seus produtos proibidos por conta da utilização de ingredientes não avaliados em relação à segurança alimentar.
A Anvisa também notou na propaganda de alguns produtos promessas como a redução de níveis de colesterol “ruins” e o controle de níveis de açúcar no sangue.
Os produtos Fantastic Oat – Frutas Vermelhas, Banana e Caramelo e Maçã e Canela foram incluídos na lista de produtos recolhidos. A Anvisa continua buscando contato com as empresas envolvidas e o espaço permanece aberto para novas informações.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!