A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão de 13 lotes do sal do Himalaia da marca Kinino e a proibição de dois produtos: o Azeite Extra Virgem Ouro Negro e o Chá do Milagre. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) devido a riscos à saúde pública e descumprimento de normas sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sal do Himalaia com Deficiência de Iodo
Os 13 lotes do sal do Himalaia moído de 500g da marca Kinino foram suspensos após análises revelarem um teor de iodo abaixo do exigido pela legislação. A empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios iniciou o recolhimento voluntário, reconhecendo as irregularidades.
O iodo é um mineral essencial para a prevenção da deficiência e da consequente ocorrência de problemas como o bócio (aumento da tireoide) e impactos no desenvolvimento fetal durante a gravidez. A Anvisa ressaltou a importância do iodo na alimentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Azeite com Origem Desconhecida
A agência também determinou a apreensão de todos os lotes do Azeite Extra Virgem Ouro Negro, proibindo sua venda e consumo no Brasil. O produto foi considerado irregular pelo Ministério da Agricultura devido à origem desconhecida e ao CNPJ inativo da empresa importadora na Receita Federal.
Chá Promovido com Alegações Falsas
Conhecido como Chá do Milagre, Pó do Milagre ou Pozinho do Milagre, o produto teve sua comercialização suspensa. A Anvisa identificou que a composição, fabricante e classificação do produto são desconhecidos. A agência também constatou que o produto era promovido em redes sociais com alegações de emagrecimento, tratamento de ansiedade, insônia e prevenção de câncer, práticas proibidas para alimentos e chás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A Anvisa enfatizou que a divulgação do chá em plataformas como Facebook e Instagram, com a indicação de finalidade medicinal e seus benefícios terapêuticos, é uma irregularidade. A agência ressaltou que tais práticas não são permitidas para alimentos e chás.
