Anvisa Proíbe Circulação de Produtos Alimentícios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de três produtos alimentícios em todo o território nacional. A decisão, tomada na última quinta-feira (22), impacta o azeite da marca Terra das Oliveiras, o doce de leite em pedaços da marca São Benedito e o sal marinho grosso iodado da marca Marfim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa considerou o azeite irregular, sem identificação da sua origem, conforme indicado em seu rótulo. Além disso, o produto foi encontrado à venda na plataforma Shopee, o que também contribuiu para a decisão. A empresa JJ-Comercial de Alimentos Limitada, com CNPJ 37.815.395/0001-90, que figurava como exportadora no rótulo, teve suas atividades encerradas em 08/01/2025 por meio de liquidação voluntária, em processo conduzido pela Receita Federal.
O doce de leite em pedaços da marca São Benedito foi recolhido devido à falta de identificação do lote e à reprovação no ensaio de determinação de ácido sórbico, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida se aplica ao lote fabricado em 25 de junho de 2025.
O sal marinho grosso iodado da marca Marfim, com lote 901124, também foi reprovado no teste de teor de iodo, conduzido pelo LACEN-DF. A inclusão do sal na dieta é recomendada para prevenir doenças como o bócio, decorrentes do excesso de iodo, e problemas de desenvolvimento fetal durante a gestação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A reportagem não conseguiu localizar informações sobre a marca Terra das Oliveiras. A empresa São Benedito justificou a suspensão preventiva do lote como resultado de “divergência técnica” no teste de ácido sórbico, afirmando que colaborou com os órgãos competentes e implementou ajustes nos processos internos.
A Anvisa aguarda resposta da empresa Marfim para atualizar as informações sobre o caso.
