Anvisa proíbe lotes de Alulose da Sainte Marie em todo o Brasil. A agência sanitária determinou a proibição do produto devido à falta de histórico no país.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de todos os lotes do produto Alulose, fabricado pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A medida, formalizada em resolução publicada na segunda-feira, 23, abrange o comércio, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso do produto em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa justificou a decisão com base no fato de que o Alulose não possui histórico de utilização no Brasil como adoçante ou ingrediente alimentar. A agência ressalta que novos alimentos ou ingredientes, sem um registro prévio, necessitam de avaliação e autorização da Anvisa antes de serem comercializados.
De acordo com a regulamentação, qualquer produto novo, sem um histórico de consumo no Brasil, é considerado “novo” e, portanto, obrigatoriamente submetido à análise da Anvisa. Para iniciar o processo, a empresa interessada deve apresentar documentos técnico-científicos detalhados à agência.
Durante a análise, a Anvisa avalia se o processo de fabricação do alimento ou ingrediente não introduz ou concentra substâncias que possam representar riscos à saúde humana. Além disso, a agência verifica se a indicação de consumo está em conformidade com os níveis de segurança estabelecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!