Anvisa ataca empresas do setor médico! TMA-Medicina, Alfalagos e Capilar Tratamentos Médicos sob investigação. Produtos retirados do mercado e importação irregular apuradas. Saiba mais!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, uma série de medidas fiscais contra três empresas do setor de produtos médicos no Brasil. A ação visa corrigir irregularidades sanitárias e garantir a segurança dos pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada após uma avaliação minuciosa dos produtos e processos das empresas.
A TMA-Medicina Táctica LTDA teve a comercialização, divulgação e uso de três produtos proibidos. Trata-se do Combat Gauze Medresq (lotes a partir de 30 de junho de 2025), Chitosan Medresq (lotes a partir de 30 de junho de 2025) e Chitosan Hemostatic Gauze (lotes a partir de 9 de setembro de 2025).
Além da proibição, os lotes em circulação foram incluídos em um processo de recolhimento.
A empresa Alfalagos LTDA teve a fabricação, importação, distribuição, comercialização, propaganda e uso do produto Equipo de Infusão Gravitacional Macrogotas Para Uso Único (lote HDALFA06/2023) suspensos. A decisão foi motivada por um laudo técnico que apontou resultados insatisfatórios na análise da rotulagem do produto, exigindo uma reavaliação da classificação do item.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa Capilar Tratamentos Médicos LTDA, parte do grupo Capilar Brasil, teve a comercialização de instrumentos cirúrgicos utilizados em transplantes capilares – como pinças, “punches” e cartuchos com microlâminas de safira – proibida.
A Anvisa identificou uma importação irregular de itens que foram declarados como materiais de manicure e pedicure, com uma falsa descrição e alegação de uso pessoal, buscando contornar o controle sanitário. Os produtos, fabricados pela empresa turca ERTIP, não possuem registro no Brasil.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!