Anitta pressiona Lula a indicar mulher para vaga no STF

Cantora manifesta apoio nas redes sociais à nomeação de mulher para o Supremo Tribunal Federal. Leia na íntegra no Poder360.

14/10/2025 17:20

1 min de leitura

Anitta pressiona Lula a indicar mulher para vaga no STF
(Imagem de reprodução da internet).

Anitta Defende Nome Feminino para STF

A cantora Anitta manifestou publicamente seu apoio à escolha de uma mulher para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso. A declaração foi feita em suas redes sociais na terça-feira, 14 de outubro de 2025, após o anúncio da aposentadoria de Barroso, ocorrido na quinta-feira, 9 de outubro de 2025, durante sessão plenária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua publicação, Anitta expressou estar “na torcida” por uma representante feminina ser indicada para a cadeira no tribunal.

Essa iniciativa se insere em um movimento crescente de pressão por uma maior representatividade feminina no STF. Atualmente, apenas uma das 11 cadeiras da Corte é ocupada por uma mulher: Cármen Lúcia, com 71 anos.

No sábado, 11 de outubro de 2025, o movimento Mulheres Negras Decidem utilizou seu perfil no Instagram para pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a indicar uma ministra negra como integrante do STF, em referência à saída de Roberto Barroso.

O movimento argumentou que essa seria a “terceira chance” do presidente Lula de “corrigir uma injustiça histórica”.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria e Sucessão

O ministro Luís Roberto Barroso, que estava no STF desde a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) há 12 anos, anunciou sua aposentadoria antecipada, aos 67 anos, em meio aos aplausos de seus colegas do Supremo. Barroso declarou que chegou ao momento de “seguir outros rumos”.

Com a saída de Barroso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá a responsabilidade de indicar o substituto para a vaga. Essa será a terceira nomeação da atual gestão, após as indicações de Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Atualmente, quatro nomes são considerados favoritos para a vaga. Todos são considerados de confiança por Lula e já estiveram em consideração em indicações anteriores ao Supremo durante o atual terceiro mandato do petista: Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinícius de Carvalho.

Barroso permanecerá no STF até a próxima sexta-feira, 17 de outubro de 2025.

Autor(a):