Anitta cobra de Lula nomeação de mulher para vaga no STF

Cantora manifesta apoio em rede social à nomeação de mulher para o Supremo Tribunal Federal. Leia na íntegra no Poder360.

14/10/2025 17:24

1 min de leitura

Anitta cobra de Lula nomeação de mulher para vaga no STF
(Imagem de reprodução da internet).

Anitta Defende Nome Feminino para STF

A cantora Anitta manifestou publicamente seu apoio à escolha de uma mulher para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso. A declaração foi feita em suas redes sociais na terça-feira, 14 de outubro de 2025, após o anúncio da aposentadoria de Barroso, ocorrido na quinta-feira, 9 de outubro de 2025, durante sessão plenária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua publicação, Anitta expressou estar “na torcida” por uma representante feminina ser indicada para a cadeira no tribunal.

Essa iniciativa se insere em um movimento crescente de pressão por uma nomeação feminina no STF. Atualmente, apenas uma das 11 cadeiras da Corte é ocupada por uma mulher: Cármen Lúcia, com 71 anos.

No sábado, 11 de outubro de 2025, o movimento Mulheres Negras Decidem utilizou seu perfil no Instagram para pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a indicar uma ministra negra como integrante do STF, em referência à saída de Roberto Barroso.

O movimento argumentou que essa seria a “terceira chance” do presidente Lula de corrigir uma “injustiça histórica”.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria e Sucessão

O ministro Luís Roberto Barroso, que está na Corte há 12 anos, indicadas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), anunciou sua aposentadoria antecipada. Barroso, com 67 anos, declarou que chegou ao momento de “seguir outros rumos”, recebendo aplausos de seus colegas do STF.

A escolha do novo ministro para a vaga de Barroso será a terceira nomeação durante o atual mandato de Lula, após as indicações de Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Atualmente, quatro nomes são considerados favoritos. Todos possuem confiança de Lula e já estiveram em consideração em indicações anteriores ao Supremo durante o terceiro mandato do petista: Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinícius de Carvalho.

Barroso permanecerá no STF até a sexta-feira, 17 de outubro de 2025.

Autor(a):