Aneel mantém bandeira tarifária amarela em julho

Aneel mantém bandeira tarifária amarela em julho, elevando custo de R 1,885 por 100 kWh devido à menor geração de energia.

26/06/2026 19:48

2 min

Torres de energia em Abu Dhabi nos Emirados Arabes Unidos - Energia; Eletricidade;alta tensão; fios; corrente eletrica foto: Leandro Fonseca data: 21/02/2022
Torres de energia em Abu Dhabi nos Emirados Arabes Unidos - Ener...

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta – feira que a bandeira tarifária no mês de julho permanecerá amarela. O consumidor de enfrentará um custo adicional de R 1,885 por cada 100 kWh consumidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão da Aneel se baseia em condições de geração de energia menos favoráveis no Brasil, típicas do período seco. A permanência da bandeira amarela se estende desde maio, quando o acionamento foi realizado.

Contexto da Bandeira Tarifária

A Aneel implementou o sistema de bandeiras tarifárias em 2015, visando informar os consumidores sobre as condições de geração de energia no país. O sistema abrange todos os consumidores cativos das distribuidoras, exceto os sistemas isolados.

O acionamento da bandeira amarela reflete a redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o que impulsiona o uso de usinas termelétricas, caracterizadas por custos de operação mais elevados.

Segundo a Aneel, o custo adicional nas bandeiras tarifárias é um reflexo das condições de geração menos favoráveis no país.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Significado das Bandeiras Tarifárias

A bandeira verde indica condições de geração de energia sem acréscimo na tarifa. Em contrapartida, a bandeira amarela sinaliza condições de geração menos favoráveis, com um acréscimo de R 1,885 por cada 100 quilowatt – hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha – patamar 1 – indica condições mais custosas de geração, com um acréscimo de R 4,463 por cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha – patamar 2 – representa condições de geração ainda mais custosas, com um acréscimo de R 7,877 por cada 100 kWh consumidos.

De Janeiro a Abril

De janeiro a abril deste ano, a energia elétrica permaneceu sob a bandeira verde, associada às condições de geração no período. Em maio, a bandeira amarela foi acionada, mantida também em junho, conforme a decisão da Aneel.

A situação atual reflete a necessidade de maior flexibilidade no sistema elétrico brasileiro, considerando as variações sazonais na geração de energia.

Próximos Passos

A Aneel continuará monitorando as condições de geração de energia no país, ajustando as bandeiras tarifárias conforme necessário. A transparência na comunicação sobre as condições de geração é fundamental para garantir a estabilidade do sistema elétrico e a proteção dos consumidores.

A expectativa é que, com o retorno das chuvas, as condições de geração de energia melhorem e a bandeira tarifária volte a ser verde.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!