Aneel mantém bandeira tarifária amarela em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta – feira que a bandeira tarifária no mês de julho permanecerá amarela. O consumidor de enfrentará um custo adicional de R 1,885 por cada 100 kWh consumidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da Aneel se baseia em condições de geração de energia menos favoráveis no Brasil, típicas do período seco. A permanência da bandeira amarela se estende desde maio, quando o acionamento foi realizado.
Contexto da Bandeira Tarifária
A Aneel implementou o sistema de bandeiras tarifárias em 2015, visando informar os consumidores sobre as condições de geração de energia no país. O sistema abrange todos os consumidores cativos das distribuidoras, exceto os sistemas isolados.
O acionamento da bandeira amarela reflete a redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o que impulsiona o uso de usinas termelétricas, caracterizadas por custos de operação mais elevados.
Segundo a Aneel, o custo adicional nas bandeiras tarifárias é um reflexo das condições de geração menos favoráveis no país.
Leia também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Significado das Bandeiras Tarifárias
A bandeira verde indica condições de geração de energia sem acréscimo na tarifa. Em contrapartida, a bandeira amarela sinaliza condições de geração menos favoráveis, com um acréscimo de R 1,885 por cada 100 quilowatt – hora (kWh) consumidos.
A bandeira vermelha – patamar 1 – indica condições mais custosas de geração, com um acréscimo de R 4,463 por cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha – patamar 2 – representa condições de geração ainda mais custosas, com um acréscimo de R 7,877 por cada 100 kWh consumidos.
De Janeiro a Abril
De janeiro a abril deste ano, a energia elétrica permaneceu sob a bandeira verde, associada às condições de geração no período. Em maio, a bandeira amarela foi acionada, mantida também em junho, conforme a decisão da Aneel.
A situação atual reflete a necessidade de maior flexibilidade no sistema elétrico brasileiro, considerando as variações sazonais na geração de energia.
Próximos Passos
A Aneel continuará monitorando as condições de geração de energia no país, ajustando as bandeiras tarifárias conforme necessário. A transparência na comunicação sobre as condições de geração é fundamental para garantir a estabilidade do sistema elétrico e a proteção dos consumidores.
A expectativa é que, com o retorno das chuvas, as condições de geração de energia melhorem e a bandeira tarifária volte a ser verde.
Autor(a):
redacao
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


