André Janones é inocentizado pelo Conselho de Ética da Câmara

Paralisação do processo contra parlamentar ocorre após declaração polêmica no Congresso com mensagem ofensiva sobre anistia a envolvidos em 8 de janeiro.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Conselho de Ética da Câmara Arquiva Processo Contra Deputado Andrê Janones

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (8) o pedido de cassação do mandato do deputado Andrê Janones (Avante-MG). O processo foi aberto após o parlamentar utilizar, dentro do Congresso Nacional, uma camiseta com a frase “anistia é o caralho”, em protesto contra o projeto que previa anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relator do caso, Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), afirmou que a atitude do deputado está “dentro dos limites da razoabilidade” e não configura violação da imunidade parlamentar. Com base nesse entendimento, ele recomendou o arquivamento do processo, aprovado por 13 votos a 4.

Além desse episódio, Janones é alvo de outros dois processos no Conselho de Ética. Um deles foi motivado por uma publicação em que o deputado chamou Gustavo Gayer (PL-GO) de “assassino” e “corrupto” nas redes sociais. O outro trata de uma denúncia segundo a qual o parlamentar teria exigido que servidores de seu gabinete devolvessem parte dos salários para quitar dívidas de campanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambas as representações foram apresentadas pelo Partido Liberal (PL) e também estavam previstas para análise nesta quarta-feira. Com a decisão de hoje, Janones se livra de uma das ações disciplinares, mas ainda segue sob investigação nas outras duas frentes abertas no colegiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile