COP30: Manifestantes tentam acesso à sede, causando incidentes e feridos. André Corrêa do Lago comenta sobre a situação na conferência climática.
Na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), André Corrêa do Lago, comentou sobre incidentes ocorridos durante a conferência. Durante a terça-feira, 11 de novembro, manifestantes tentaram acessar o edifício da COP30, apesar da falta de credenciamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um aparelho de raio-X foi danificado e dois seguranças sofreram ferimentos leves enquanto tentavam conter a multidão, que contava com aproximadamente 50 pessoas. Nenhuma prisão foi realizada. Corrêa do Lago classificou o ocorrido como um “excesso”, mas enfatizou que se insere em um contexto mais amplo.
O presidente da COP30 destacou que a conferência é “a mais inclusiva” até o momento, permitindo que os participantes expressem suas “reticências e discordâncias”. Ele afirmou que o espaço para manifestações é “pleno”.
Corrêa do Lago ressaltou que o evento é um processo que depende da colaboração de outros países, enfatizando a importância da transparência e da confiança para alcançar avanços nas negociações climáticas.
Apesar dos incidentes, o presidente da COP30 expressou otimismo em relação à possibilidade de avanços significativos nas negociações climáticas. Ele alertou para a necessidade de moderação, reconhecendo que o processo depende da participação de outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A COP30 teve início na segunda-feira, 10 de novembro, e se estenderá até 21 de novembro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!