A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, que a Câmara dos Deputados e a Empresa Brasil de Comunicação receberam autorização para utilizar estações-teste de transmissão em São Paulo e Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi unânime, resultado do consenso do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e Rádio e Televisão (Gired). As estações, previamente instaladas pela Seja Digital no âmbito do Projeto de Evolução do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e utilizadas exclusivamente para testes técnicos, agora permitirão a transmissão contínua de programação das emissoras públicas, sem interromper os testes.
Disponibilidade das Estações
De acordo com o Gired, a disponibilização das estações à TV Câmara e à EBC ocorrerá com antecedência mínima de um mês em relação à data a ser definida pelo governo federal para o início oficial da operação da TV 3.0 no país. A iniciativa visa assegurar que as emissoras públicas acompanhem o cronograma nacional de implementação da nova tecnologia, atuando em conjunto com as radiodifusoras comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas Tecnologias e Transição
A nova tecnologia, conhecida como TV 3.0, integra radiodifusão e internet, prometendo maior qualidade de áudio e vídeo, além de conteúdos interativos. A transição será gradual e exigirá a aquisição de um conversor, que utiliza a tecnologia Mimo (Multiple-Input Multiple-Output) para transmitir e receber sinais de comunicação sem fio.
O Ministério das Comunicações informou que não há planos para desligar o sistema de televisão digital (TV 2.0) quando a TV 3.0 entrar em funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Custos e Disponibilidade do Conversor
As primeiras estimativas indicam que os conversores custarão cerca de R$ 400, embora o ministério ressalte que essa avaliação é preliminar. Os valores devem diminuir com a evolução do mercado e o aumento da produção. A expectativa é que, em breve, as televisões já sejam vendidas com a tecnologia integrada.
A utilização da TV 3.0 não exigirá conexão com a internet, mas os televisores exibirão conteúdos previamente liberados pelos canais abertos e gratuitos.
