Anac Aposta em Novas Companhias Aéreas para Queda de Preços em 2026!

Anac prevê queda nos preços com novas companhias aéreas! Marcelo Faierstein defende a entrada de novos concorrentes no Brasil. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Novas Companhias Aéreas no Brasil Podem Diminuir Preços de Passagens, Diz Anac

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Faierstein, defendeu a necessidade de novas companhias aéreas no mercado brasileiro. A declaração foi feita na sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, durante uma entrevista ao videocast C-Level da revista Poder360.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Faierstein, a entrada de novos concorrentes é crucial para aumentar a oferta de assentos e, consequentemente, reduzir os preços das passagens aéreas.

Mercado Aéreo Brasileiro Alcança Recorde de Passageiros

Em 2025, o mercado aéreo brasileiro registrou um desempenho notável, transportando 130 milhões de passageiros, um recorde para o setor. Apesar desse sucesso, a Anac acredita que o mercado ainda pode se beneficiar com a entrada de novas empresas. O cenário atual é dominado por três grandes companhias – Gol, Latam e Azul – que concentram a maior parte do transporte aéreo no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Obstáculos à Entrada de Novas Companhias

O presidente da Anac apontou a reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional como um dos principais desafios para a entrada de novas companhias aéreas no Brasil. Faierstein ressaltou que a nova legislação aumentará o custo das passagens devido aos impostos incidentes diretamente sobre o setor.

Ele enfatizou que “o grosso” do aumento está relacionado a esses impostos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Consultas em Andamento

Embora não tenha divulgado os nomes das empresas interessadas em operar no Brasil, Marcelo Faierstein confirmou que a Anac está recebendo consultas de um operador nacional que deseja iniciar suas operações comerciais. “Hoje, a gente tem um operador nacional que quer iniciar operações comerciais.

A gente já tem um. Ninguém, formalmente, deu entrada na Anac”, declarou. A agência está avaliando as propostas e preparando novas regras de indenização para atrasos em voos, além de desenvolver um sistema para verificar informações sobre problemas no setor aéreo.

Sair da versão mobile